sábado, 5 de maio de 2012

Transferências de professores prejudicam alunos do C. E. Cabral Marques


Do Jornal Estudantil

Mais um ano letivo se inicia na escola Cabral Marques e em várias instituições de ensino no Brasil. No ano de 2012, infelizmente, como ocorreu em outros anos letivos, a escola mais uma vez apresenta um grande problema referente à composição da sua equipe docente. A falta de professores na Escola Cabral Marques, de um tempo para cá, vem contribuindo negativamente no desenvolvimento do ensino oferecido por essa instituição. 
A diferença é que neste ano a continuidade da problemática acima citada foi ocasionada unicamente pelo fato de alguns professores terem sido transferidos para outra cidade. O mais triste é que essas transferências foram feitas pela Regional de Educação sem levar em consideração a situação em que a escola iria ficar, favorecendo apenas os profissionais transferidos, já que os mesmos passaram a ficar próximos às suas casas, enquanto os alunos, até agora, não obtiveram nenhuma solução para o problema em questão.
Nesse contexto a equipe do Jornal Estudantil a qual trabalha com a situação educacional ouviu algumas pessoas que fazem parte da escola Cabral Marques, inclusive a diretora da mesma. Ela lamenta a situação por que passam os alunos, pois a mesma afirma que já fez as devidas cobranças aos superiores, visando à solução do problema. “Agora foi aberta a inscrição para contrato, e estão sendo analisados os currículos dos professores. Acredito que até o dia 20/04 do presente ano teremos um resultado’’, informou a diretora. Um aluno também foi ouvido: Ítallo Cardoso, que estuda no 2º ano Matutino. Para ele essa situação é um absurdo, pois isso vem acontecendo desde o ano passado. “Sei que esta situação não é culpa da professora Albetiza, e sim do Estado”, declarou o estudante. 
A equipe também conversou com o professor Hiulo Rodrigues de Carvalho, que leciona nos dois turnos, vespertino e Noturno; e que é coordenador do Jornal Estudantil. Segundo ele o que está acontecendo poderia ter sido evitado, se o gestor regional não tivesse decidido transferir mais de cinco professores concursados da escola de uma única vez, sem levar em consideração a deficiência que isso iria ocasionar à Escola Cabral Marques. 
O pior de tudo é o fato de não terem enviado nenhum substituto para suprir as vagas deixadas após as transferências. Não há como, particularmente falando, me sentir incentivado a desenvolver um trabalho diferenciado já que o currículo escolar não depende apenas da Língua Portuguesa. O que fizeram foi uma falta de respeito aos alunos do Cabral Marques, e sei que a nossa diretora está, neste caso, eximida de responsabilidade, pois no momento ela também sente com essa lamentável situação’’, desabafou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário